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04/06/2010 - Frutas, legumes e verduras têm grande importância nos supermercados

A categoria de frutas, legumes e verduras têm grande importância nos supermercados, pois além de satisfazer as necessidades de consumo dos clientes, também é uma das principais responsáveis pelo tráfego da loja. O varejista não deve aceitar uma seção mediana ou boa, ela deve ser perfeita.

Importância da área de FLV
Nenhuma outra categoria de produtos nos supermercados é capaz de levar tantos clientes à loja, como a área de FLV.
O fluxo gerado pela área de FLV não beneficia somente a venda desses produtos, mas de muitas outras categorias da loja.
A área de FLV tem grande impacto na percepção dos clientes em relação à qualidade dos produtos e a capacidade competitiva da empresa.
Há diversos estudos mostrando que os perecíveis são os principais fatores para a diferenciação dos supermercados e que estas seções são determinantes na escolha de uma loja pelo consumidor, mais do que o preço. E a área de FLV é fundamental para essa percepção.

Consumo de FLV
O consumo per capita no Brasil está em torno de 40 Kg/ano, contrapondo o consumo per capita dos Estados Unidos que alcança patamares próximos a 143 Kg/ano. Somente 44% da população urbana brasileira consomem frutas e apenas 58% consomem vegetais.                               
Cabe ressaltar que cerca de 70% do total demandado de FLV está concentrado em três grandes regiões metropolitanas brasileiras: SP, RJ e BH.

Novos hábitos ampliam mercado
Há cerca de vinte anos os produtos de FLV representavam de 2%  a 3% da receita das lojas.
O supermercado ampliou o mix de produtos, além de oferecer facilidades como segurança, praticidade, qualidade, preço, limpeza, estacionamento e opções de pagamento. Resultado: a venda de FLV cresceu muito no varejo e hoje representa entre 8% e 12% do faturamento das lojas.
Pesquisa realizada pela Latin Panel, com exclusividade para a APAS, mostra que 40% dos consumidores brasileiros são leais ao canal supermercados. Que 50% dos domicílios consomem frutas, legumes e verduras todos os dias e que os consumidores que entram no supermercado para comprar FLV acabam gastando mais 20% com outros produtos.
As perdas de FLV são altas, cerca de 6% no varejo. Em toda a cadeia produtiva (do produtor ao consumidor final) as perdas, em alguns produtos, podem chegar a 30%.  Cuidar desse item pode representar um acréscimo de até 0,5% no resultado líquido da loja.

A grande verdade
A estratégia comercial dominante das lojas tem sido de usar os FLV como chamariz, tendo somente o preço baixo como principal atrativo.
As lojas em geral, carecem de compradores com conhecimento mais profundo do produto, da sua valoração, das suas características qualitativas e das cultivares.
Faltam funcionários capacitados para o manejo dos produtos.
Não há pessoal com conhecimento para orientar o consumidor, o que é fundamental para uma maior penetração dos produtos FLV.
Seções pouco atrativas onde se compra apenas em último caso.

Condicionantes importantes
O fato dos clientes comprarem frutas e verduras frescas diariamente, preços oscilando todos os dias, aliado ao tempo médio gasto para a realização das compras tem ajudado o setor a ganhar importância cada vez maior nas lojas.
Outro fator que tem ajudado muito a seção de FLV a crescer seu volume de vendas e sua importância, são as promoções periódicas com 1 ou 2 dias na semana e com produtos sazonais isso ajuda a divulgar a marca da empresa e faz com que os clientes percebam a loja como tendo preços mais competitivos.

Organização e gestão dos departamentos
Frutas e Verduras
Localização do departamento: entrada (direita), centro, fundo, saída da loja.

Avaliação do departamento
Índice de compras no setor (ICS)
Número de clientes que COMPRAM FLV na loja x 100/Número de clientes que COMPPRARAM na loja
Se o índice de compras for inferior a 50%, devem-se analisar a adequação do setor aos clientes quanto à qualidade, preços, variedade, exposição, tipo de venda, etc...

Atributos importantes da área de FLV
- Boa variedade e sortimento dos produtos;
- Produtos frescos e de boa qualidade;
- Apresentação e exposição dos produtos;
- Preços competitivos;
- Política agressiva de ofertas e promoções

Cuidados com a área de FLV
Uma das questões mais importantes da área de FLV é relacionada ao volume de quebras, que influencia nos ganhos do varejista, e muitas vezes, inviabiliza o investimento em equipamentos e o melhor trabalho com esses produtos.
As quebras de FLV devem ser controladas de forma eficaz. Uma maneira simples de acompanhar as quebras é o varejista relacionar e pesar diariamente os produtos impróprios para revenda, observando a quantidade e o tipo de cada um.

Cuidados para diminuir as quebras de FLV
- A quantidade e qualidade de produtos adquiridos diariamente;
- O acondicionamento e o transporte dos produtos;
- Refrigeração adequados entre 6 C e 10 C;
- Exposição adequada dos produtos;
- Armazenagem dos produtos deve levar em conta se o produto amadurece ou não depois de colhido;
- Quanto tempo os produtos agüentam temperaturas altas ou baixas e quais produtos podem ser misturados;
- O uso de fundos falsos nas vascas e bancas de verduras;
- A exposição separada de produtos que amadurecem depois de colhidos, dos demais;
- A área de vendas deve ser bem arejada ou climatizada,
- Uso de ventilação direta em cima dos produtos não é recomendável.
- Separar os produtos pelo grau de maturação e sua respectiva exposição, isso além de diminuir as quebras facilitará a compra para os clientes;
- Oferecer aos consumidores uma variedade de produtos embalados em quantidades diversas;
- Disponibilizar pequenas porções de produtos para os clientes degustarem.

Formulário de controle de perdas de FLV semanal

Outras ações que podem ser implementadas para diminuir as quebras
- Conferência rigorosa dos produtos que estão sendo descartados;
- Orientar as operadoras de caixa a identificar os diversos tipos de produtos, evitando “erros”;
- Retorno imediato dos produtos devolvidos nos caixas;
- Treinamento constante da equipe de reposição.

Informações relevantes do setor
Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul

Principais tendências da área de FLV
- Terceirização da seção de FLV para atacadistas e distribuidores especializados;
- Aumento do consumo dos produtos orgânicos;
- Procura por produtos limpos, preparados e prontos para o consumo.
Aspectos importantes da área de FLV
Um dos aspectos, quanto à localização do departamento de FLV, que pode vir a dinamizar as vendas do setor é sua transposição para a área de frente da loja. Nos EUA 85% das lojas de redes e 94% das lojas independentes optaram pela localização do FLV na entrada das lojas.

Quanto ao sistema de atendimento
- Tradicional – tipo feira (atendimento feito por funcionário qualificado);
- Auto-serviço a granel (o cliente serve-se e faz pesar na área do setor);
- Auto-serviço com pré-empacotamento (o cliente serve-se e pesa no cx);
- Misto (modalidade com dois ou mais tipos anteriores);
- Auto-serviço com preço único tipo sacolão.

Quanto ao tipo de alimento
- Priorização global do consumo de proteínas de origem vegetal sobre os produtos de origem animal;
- Aumento do consumo de produtos naturais com tendência de um estilo de vida mais saudável;
- Decréscimo do consumo de alimentos considerados menos saudáveis como o açúcar, o sal, o café, entre outros.

Quanto ao local de consumo
- Maior número de refeições fora do domicílio (crescimento do fast food);
- Aumento da procura por locais de compra que ofereçam serviços (estacionamento entrega em domicílio, conveniência, etc...);
- Diminuição dos volumes adquiridos por compra, como reflexo da estabilização econômica.

Quanto à forma de preparo e apresentação
- Busca constante por produtos pré-processados, preparados e congelados implicando menor tempo de preparo no domicílio;
- Busca por embalagens de tamanhos menores, mais adequadas à tendência de diminuição no tamanho das famílias;
- Busca de qualidade e durabilidade dos alimentos, evitando perdas e diminuindo a periodicidade de compras;
- Busca permanente por inovações e diversificação.

Aspectos importantes relacionados à apresentação dos produtos FLV:
- Arrumação;
- Combinação de cores;
- Exposição em auto-serviço;
- Tipo de equipamento de exposição;
- Embalagem;

Aspectos importantes relacionados ao resultado operacional do setor;
- Qualidade dos produtos recebidos;
- Controle de perdas;
- Estocagem e manipulação dos produtos no depósito;
- Forma de exposição e arrumação dos produtos;
- Volume de vendas.

Formas e técnicas de arrumação
A apresentação (disposição, arrumação e exposição) dos produtos tem por finalidade chamar a atenção à distância, melhorar a visualização, induzir às compras e facilitar a circulação no setor.
Para facilitar o processo de arrumação é importante agrupar os produtos depois de separá-los em sub-categorias:
 - De grande consumo (batata, cebola, tomate, laranja e banana);
 - De consumo normal (cenoura, chuchu, beterraba, repolho, mamão...);
 - De compras por impulso (morango, uva, pêssego, mandioquinha...) em promoção (produtos de época ou sazonal)

Como transformar a área de FLV em referência
- Uma boa definição de mix de produtos;
- Política de preços justos;
- Qualidade dos produtos superior;
- Exposição e arrumação adequadas;
- Cartazeamento adequado e bem posicionado;
- Boa divulgação das ofertas e promoções;
- Produtos embalados na qualidade e quantidade certas;
- Localização de fácil acesso;
- Equipamentos de exposição adequados.
 
Fonte: newtrade.com.br por:Sebastião B. Felix

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